quarta-feira, 13 de março de 2013

Prefeitura de Sobral realiza oficinas de criação de aves caipiras para Municípios vizinhos


Equipe da Secretaria da Seagri realiza oficinas sobre criação de aves caipiras


A Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria de Agricultura e Pecuária, realizou, na quinta-feira (7), uma oficina sobre a criação de aves caipiras, no distrito de Rafael Arruda, para produtores de base familiar de Sobral e dos municípios de Massapê, Forquilha e Santana do Acaraú. A oficina, realizada em parceria com o Instituto Agropolos do Ceará, visa promover o intercâmbio de experiências entre os projetos realizados em Sobral e demais municípios.

Segundo o coordenador do programa de Assistência Técnica e Extensão Rural no Semiárido do Governo do Estado do Ceará, Renato Gurgel, “o projeto de avicultura de Sobral está bem estruturado e deve servir como referência para outros municípios do Território da Cidadania de Sobral”.

O Projeto de Avicultura de inclusão social e geração de emprego e renda, destinado aos agricultores, é realizado em 7 distritos de Sobral, com 15 localidades atendidas, beneficiando 140 famílias da zona rural: JORDÃO (São Francisco e Baracho); JAIBARAS (São domingos, IDEC, Cedro); CARACARÁ (assentamento Casinhas); TAPERUABA (Puba, Serrinha, Rajada, assentamento São José III e EMASA); PATOS (assentamento Bom Sucesso); RAFAEL ARRUDA (Pedrinhas e Recreio) e SEDE (Bouqueirão).

Projeto de Avicultura é destinado a agricultores de 7 distritos de Sobral

De 2011 a 2012, foram implantadas 140 unidades, integrante do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Nos três anos, foram comercializadas 45 toneladas de carne, gerando rendimento financeiro de R$ 405 mil, que beneficiaram os agricultores familiares cadastrados no PAA. Quando foi implantado, em 2010, o projeto contava com 25 unidades produtivas. O crescimento é de 500%.

Para 2013, o objetivo da Secretaria da Agricultura e Pecuária é ampliar o projeto com a implantação de mais 100 unidades nos distritos que se encontram nos índices de extrema pobreza, investindo na produção, oferecendo a capacitação, assistência técnica continuada e inclusão no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para garantir a comercialização da produção.

Além da ampliação, está sendo discutido um projeto de produção de pintos de um dia, que deverá ser implantado na Escola Agrícola do Município e repassado a preço de custo aos produtores cadastrados. A assistência técnica dada aos pequenos produtores pela Secretaria da Agricultura e Pecuária do Município na capacitação dos produtores para o manejo tecnológico, gestão, associativismo, comercialização e incentivo ao empreendedorismo, tem garantido o sucesso do projeto. Saiba mais: (88) 3611-5835.

0 comentários:

Postar um comentário

Prezado Amigo, sua opinião é muito importante para o desenvolvimento deste veículo de informação. Deixe sua sua mensagem e contribua com o nosso trabalho.