quinta-feira, 21 de março de 2013

Moção aprovada na Camara de Vereadores, lembra da abolição da escravatura no Ceará


A Câmara Municipal de Sobral não deixará passar em brancas nuvens a celebração do dia daabolição da escravatura no Ceará, fato ocorrido no dia 25 de março de 1884. 
Uma moção de congratulação foi aprovada na 11ª Sessão ordinária, de autoria do Vereador Estevão Ponte Filho(PP) e subscrito por vários parlamentares.
Segue abaixo o Moção:
006/13 – Ementa: Apresenta Voto de Congratulações pela passagem do dia 25 de março, data que marca o fim da escravidão no Ceará, primeira província a abolir os escravos no Brasil, no ano de 1884.
Autoria: Vereador Estevão Ponte Filho (PP), subscrita por Gerardo Jovani Romão – “Gegê Romão”, Vicente de Paulo Albuquerque – “Paulão”, Gilmar da Cruz Bastos, Francisca Ribeiro Azevedo Aguiar – “Fransquinha do Torto”, José Crisóstomo Barroso Ibiapina – “Zezão”, José Silvio Ávila Cunha, Antônio Oliveira Braga – “Galdêncio” e Francisco Rogério Bezerra Arruda.
Destino: Registro nos Anais do Poder Legislativo.

Em 25 de março de 1884, exatos 129 anos atrás, o Ceará foi a primeira província brasileira a extinguir o sistema escravista em seu território, fato que lhe rendeu o título de “Terra da Luz“,dado por José do Patrocínio, um dos maiores jornalistas do abolicionismo brasileiro. Até mesmo Victor Hugo, celebrado poeta francês, enviou da França as suas saudações aos cearenses.
A abolição da escravatura no Ceará ocorreu 4 anos antes da assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel, que em 13 de maio de 1888 determinou a emancipação dos escravos em todo Brasil.
É importante lembrar, que em termos de marcos históricos, foi a cidade de Acarape (atual Redenção) o primeiro núcleo urbano do Brasil a abolir a escravidão, em 1º de janeiro de 1883.Fortaleza faria o mesmo em 24 de maio do mesmo ano. (Fonte: Blog biblioteca da capoeira)
(Sobral Agora.)

0 comentários:

Postar um comentário

Prezado Amigo, sua opinião é muito importante para o desenvolvimento deste veículo de informação. Deixe sua sua mensagem e contribua com o nosso trabalho.