sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Empresa do Grupo das Faculdades INTA é reclamada por falta de pagamentos de salários



TRABALHADORES PARALIZAM CONTRUÇÃO E PEDE AJUDA A EMPRENSA POR FALTA DE PAGAMENTO

GORJ1 cópiaGORJ2 cópia
Em Tempo, a GORJ Empreendimentos é uma das empresas do Grupo Educacional Faculdades INTA.
Na tarde da última quarta-feira 21 / 11, a reportagem do Plantão Alerta foi chamada por trabalhadores da construtora GORJ, que está construindo um prédio que vai funcionar a faculdade de medicina das Faculdades INTA, no bairro Dom Expedito. Todos os trabalhadores da construtora GORJ estão parados. Segundo o trabalhador Anastácio, disse que isso está acontecendo, por conta de toda quinzena receber cheque em forma de pagamento e são obrigados a trocar com agiotas perdendo sempre de 20 a 30 reais, porque levam o cheque no banco e o mesmo não tem fundo. Eles conversando com os responsáveis pelo pagamento, pediram 5 dias úteis e já tem 10 dias e não foi resolvido ainda nada. Ainda falou que tem trabalhador que tem cheque de outubro. Segundo o Anastácio, foi ameaçado polícia para eles hoje e corte de pontos dos mesmos. Porque polícia se não estamos bagunçando, nosso protesto é só a paralisação, todos trabalhadores pararam. Só queremos nossos direitos, sermos tratado como gente. Somos pai de família, temos nossos compromissos, trabalhamos para receber. Ele ainda falou que foram ameaçados de serem mandados embora caso não voltassem a trabalhar. O trabalhador Tiago, falou também que o que está acontecendo, não está correto, estamos sofrendo com isso, precisamos pagar nossas contas, somos pai de família, estamos esperando alguém da empresa para nos dar uma solução, e até agora não apareceu ninguém para nos falar nada, está sem previsão para alguma solução. No dia de hoje que era para recebermos, nem apareceu o cheque com fundo nem sem fundo. Falaram ainda quando aparece alguém, fazem uma reunião fechada com um ou mais, e manda o pião dar recado para o restante. No dia de ontem mandaram nós trazermos a identidade para nos pagar, e nada aconteceu, nos fizeram de palhaço. Queremos nosso pagamento em dinheiro, fazemos nossa parte, pode ver com a construção do prédio que já está bastante avançada. Não precisa nos ameaçar de cortar ponto e polícia, se não querem mais nossos trabalhos, é só nos mandar em bora e fica tudo resolvido, pois não somos vagabundos para nos ameaçar assim, somos pai de família. Disse o trabalhador Anastácio. Ainda foi dito que tem trabalhador que está com cheque de três meses que não conseguiu trocar.
O trabalhador Marcos, falou que tem homem que já com 4 meses, ainda não teve sua carteira assinada. O outro de nome Antônio Edilson Araújo, disse que nunca andou um técnico de segurança na construção, que alguns trabalham sem proteção de bodas, trabalham com o pé no chão e só agora, depois de algum tempo, é que liberaram capacetes e uniformes, a irregularidade por aqui é grande, alguém tem que se manifestar sobre tudo isso que acontece, ninguém queria chegar a esse ponto, mas fomos obrigados. Não queremos mais nada, além do nosso pagamento, tem pessoas aqui que moram fora, e paga aluguel e alimentação desse salário. São mais de 300 funcionários aqui. Todos estão parados e só voltam a trabalhar quando for resolvido tudo.
GORJ5 cópiaGORJ6 cópia
A reportagem do Plantão Alerta, foi procurar os responsáveis da construtora e fomos atendidos por Luciano Carvalho que é o encarregado do RAG da GORJ, que nos falou: no momento o adiantamento que seria pago no dia 20 não está em atraso, já está sendo providenciado o pagamento para o dia de hoje dia 21 ainda no final da tarde. O adiantamento não se atrasa, até porque quem decide o dia do adiantamento é a empresa, se será no dia 15, 20 ou 25, ou se paga ou não se paga o adiantamento. Então adiantamento não se atrasa, o que se atrasa é o pagamento mensal, então todos os pagamentos que acontece até o dia 5, estão sendo cumpridos conforme o prazo da lei.
Sobre o cheque que está com três meses de atraso e perderem 30 reais, é porque eles pegam o cheque e trocam fora no mercado negro, se ele for no banco para trocar, vai ter fundo, caso não tenha fundo, ele se dirige até o financeiro da empresa e o setor financeiro faz a compensação do cheque colocando o deposito na conta do funcionário e todos são consciente disso, inclusive o setor de financeiro as vezes me liga querendo saber dos cheques que foram soltos porque não foram compensados não foram trocados, porque da mesma forma que eles trocam esse cheque no mercado que agente desconhece, atrapalha também o andamento da nossa empresa. Você pode me perguntar por que é feito o pagamento em cheques? Por dois motivos: primeiro pelo grande volume de dinheiro, que não podemos colocar em risco nossas vidas e segundo, agente não abre a conta bancária para eles, por conta que os bancos se negam de receber esse grande volume de funcionário no horário de banco, ficando assim a melhor opção pra gente, no momento hoje, está sendo o pagamento no cheque, pra poupar tanto a nossa vida, quanto o tempo deles de irem ao banco, abrir a conta.
GORJ3 cópia
grana
Sobre o que foi falado de funcionários que estão a 4 meses sem carteira assinada, os que estão nessa situação são poucos, e esses não trazem os documentos, tem os exames feitos de admissão e esses funcionários não trazem os documentos, porque possivelmente estão recebendo o auxilio do seguro desemprego e os mesmos não querem perder o auxilio e nem o trabalho.
Em relação a segurança, eles são assistidos, nós temos os programas que amparam a construtora, nós temos a política de segurança, tem o rapaz que é responsável que faz a vistoria com eles, todos recebem fardamentos, botas, capacetes, enfim, recebem todos ZPIZ de segurança, então o que foi dito não procedi, o que pode acontecer, é o funcionário receber uma bota por exemplo e ele por birra não querer usar. Eu acho que está faltando o entendimento por parte do funcionário. As vezes ele não entende o atraso de um dia do adiantamento, não é porque seja o setor de pessoal, não é porque seja a empresa, as vezes acontece de não ter o cheque no banco, acontece do empresário está viajando e não está na empresa nesse dia para assinar, mas quero deixar bem claro que o do mês que o que corresponde a categoria deles não atrasa. O Luciano finaliza pedindo que os mesmo tenha mais compreensão com relação ao setor ao financeiro da empresa, e que nós não os tratamos com diferença, e que não precisam temer nada que não tem nada com o que eles falaram sobre sofrerem represarias. No final da noite de ontem, recebemos uma ligação de um dos funcionários, que ligou para o programa Plantão Alerta na rádio Tupinambá, falando que o pagamento não tinha saído como foi falado que sairia ainda no final da tarde de ontem.  

0 comentários:

Postar um comentário

Prezado Amigo, sua opinião é muito importante para o desenvolvimento deste veículo de informação. Deixe sua sua mensagem e contribua com o nosso trabalho.