domingo, 27 de maio de 2012

Sobral participa da 10ª Semana Nacional de Museus

Atividades no Museu Dom José, no centro de Sobral. Foto - Arquivo


O Museu Dom José, em Sobral,  participou da 10ª Semana Nacional de Museus organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e o Ministério da Cultura (MinC). As atividades foram coordenadas pela direção do Museu e a Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). A programação ocorreu no período de 15 a 18 de maio, com palestras, vídeos, oficinas, poesias, mostras, contação de histórias e visitas orientadas.
A Semana Nacional de Museus, de 14 a 20 de maio, apresentou como tema “Museus em um mundo em transformação – novos desafios, novas inspirações”. A professora Giovana Mont’Alverne, diretora do Museu Dom José e pró-reitora de Cultura da UVA, disse que o tema central desta edição, inspirado na proposta do Conselho Internacional de Museus, convida ao setor a debater questões sobre o desafio de trabalhar com a memória, em uma área fragmentada entre as fronteiras do presente, passado e futuro.
Ela enfatizou que, com tantas transformações sociais, o primeiro desafio é refletir sobre o papel dos museus em um mundo em constante movimento. Enquanto tempo e espaço são suprimidos, condensados ou subvertidos, os museus aparecem como conectores. São pontes entre a memória e o esquecimento, o individual e o coletivo, o local e o regional.
Por Edilson Silva

0 comentários:

Postar um comentário

Prezado Amigo, sua opinião é muito importante para o desenvolvimento deste veículo de informação. Deixe sua sua mensagem e contribua com o nosso trabalho.