quinta-feira, 15 de março de 2012

Sobral realiza Semana de Luta Contra a Tuberculose


A Prefeitura de Sobral, através da Secretaria da Saúde e Ação Social, realizará, no período de 19 a 30 de março a campanha de controle da Tuberculose em alusão ao dia Mundial de Combate a Tuberculose, 24 de março. A Tuberculose é doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro) sendo transmitida de pessoa a pessoa através da fala, tosse ou espirro.
A pessoa que tem a doença apresenta sinais e sintomas mais freqüentes como: tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue; cansaço excessivo; febre baixa geralmente à tarde; sudorese noturna; falta de apetite; palidez; emagrecimento acentuado; rouquidão; fraqueza; e prostração.
Os casos graves apresentam dificuldade na respiração; eliminação de grande quantidade de sangue, colapso do pulmão e acumulo de pus na pleura (membrana que reveste o pulmão) - se houver comprometimento dessa membrana, pode ocorrer dor torácica; perda de peso acentuada, febre no final da tarde, suores noturnos, sendo o principal sintoma a tosse com ou sem escarro por mais de três semanas.
A campanha será realizada em todos os Centros de Saúde da Família. Dentro da programação, haverá atividades de divulgação dos sinais e sintomas da doença, além de busca ativa de sintomáticos respiratórios para realização da baciloscopia (exame de escarro). Estas atividades são importantes para eliminação da Tuberculose enquanto problema de saúde pública, pois quando não diagnosticada e tratada corretamente, além de continuar transmitindo a doença, o portador de Tuberculose quase sempre vai a óbito.
O tratamento à base de antibióticos é 100% eficaz, no entanto, não pode haver abandono. A cura leva seis meses, mas muitas vezes o paciente não recebe o devido esclarecimento e acaba desistindo antes do tempo. Para evitar o abandono do tratamento é importante que o paciente seja acompanhado por equipes com médicos, enfermeiros, assistentes sociais e visitadores devidamente preparados. Deste modo, quem apresentar os sinais e sintomas da doença, deve imediatamente procurar qualquer Centro de Saúde da Família mais próximo de sua casa. O diagnóstico é rápido, o tratamento é gratuito e oferecido apenas pelo SUS e tem duração de pelo menos seis meses.

Como se prevenir:
Para prevenir a doença é necessário imunizar as crianças com a vacina BCG. Crianças soropositivas ou recém-nascidas que apresentam sinais ou sintomas de Aids não devem receber a vacina. A prevenção inclui evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados, mal ventilados e sem iluminação solar.

Importante:
Somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.
Fonte: José Donato

0 comentários:

Postar um comentário

Prezado Amigo, sua opinião é muito importante para o desenvolvimento deste veículo de informação. Deixe sua sua mensagem e contribua com o nosso trabalho.