sábado, 5 de novembro de 2011

Especificações sobre o tremor ocorrido em Sobral-CE.

Figura 1. Mapa da região de Sobral mostrando as principais cidades, as estações sismográficas SBBR (INCT-ET) e NBMO (RSISNE), a Falha de Riacho Fundo e o epicentro do sismo de magnitude 4.2 (2008) e outras falhas mapeadas na região. Elaborada por Paulo Henrique Oliveira.

O tremor ocorreu de madrugada na região de Sobral-CE, sentido principalmente na Serra do Rosário (Jordão, distrito de Sobral), segundo informações do Sub-Tenente Marcos Costa, da Defesa Civil de Sobral.
O sismo foi registrado às 05:19 UTC (2:19, h. local), seguido por outros dois, às 05:20 e 05:28 UTC, segundo os registros da estação NBMO (Morrinhos-CE), da Rede Sismográfica do Nordeste (RSISNE), a aproximadamente 60 km do epicentro.
Na próxima semana o técnico Eduardo Alexandre estará em Sobral coletando os dados das diversas estações em operação e teremos mais informações sobre a fase atual da atividade sísmica na região.
A região de Sobral vem sendo palco de atividade sísmica desde o início de 2008, tendo sido atingida por um tremor de magnitude 4.2 em maio desse ano. A atividade tem se mantido desde então, embora em nível bem mais baixo, e não é possível saber como a atual fase da atividade sísmica vai evoluir.
Um mapa mostrando a região, suas principais falhas mapeadas e a área epicentral, na serra da Meruoca, está na Figura 1. A atividade sísmica está relacionada com a Falha de Riacho Fundo, determinada instrumentalmente através do estudo dos tremores ocorridos em 2008 (Oliveira, 2010).

Fonte: LabSis/UFRN, RSISNE, INCT-ET
Oliveira, P.H.S., 2010, Estudo da sismicidade na região de Sobral-CE em 2008, Dissertação de Mestrado, PPGG/UFRN

0 comentários:

Postar um comentário

Prezado Amigo, sua opinião é muito importante para o desenvolvimento deste veículo de informação. Deixe sua sua mensagem e contribua com o nosso trabalho.