SOBRAL. UNICEF e Prefeitura de Sobral certificam crianças alfabetizadas na idade certa
PALAVRA DE CRIANÇA
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Prefeitura de Sobral, com apoio de pesquisadores da Universidade Federal do Ceará, divulgam amanhã, terça-feira (dia 14/12), às 19:30h, na Escola de Comunicação, Ofícios e Artes os resultados da avaliação do nível de alfabetização de 2.789 crianças de até 8 anos de idade matriculadas no 3º ano do Ensino Fundamental de 40 escolas públicas municipais da cidade. A avaliação foi feita durante o mês de novembro, no âmbito do Programa "Palavra de Criança".
O modelo de avaliação, desenvolvido pelo UNICEF e parceiros, é o mesmo utilizado pelo Programa Alfabetização na Idade Certa, adotado hoje em todos os municípios cearenses. Na avaliação são verificados os níveis de desenvolvimento da leitura, escrita e compreensão de textos entre crianças de até 8 anos de idade, segundo as habilidades requeridas para a conclusão do 3º ano do ensino fundamental no país.
Entenda a Avaliação
A avaliação foi realizada em um mesmo dia em todas as escolas, sendo auditada e sistematizada por especialistas da Universidade Federal do Ceará. Depois de corrigidas as avaliações, os resultados de cada criança foram agrupados em níveis de desenvolvimento de leitura e escrita que variam do nível inicial (1) ao nível adequado (5). As crianças avaliadas realizaram os dois testes. Segundo a metodologia são consideradas alfabetizadas e estão adequadamente seguindo o currículo do 3º ano aquelas crianças que pelo menos "sabem ler identificando o assunto, o tipo de texto e quem o escreveu. Está aprendendo a compreender e interpretar o texto." Em Sobral, 94% das crianças atingiram ou estão acima deste nível de leitura.
Quanto à escrita, seria desejável que todas as crianças do 3º ano soubessem que as letras formam palavras e as palavras formam frases e estivessem aprendendo a escrever suas idéias em pequenos textos. Em 2010, 93% das crianças alcançaram esta habilidade ou outras superiores, demonstrando que os métodos de alfabetização utilizados pelas escolas enfatizam igualmente a leitura e a escrita, situação que não é encontrada em outras cidades onde são realizados testes semelhantes.
Segundo os especialistas responsáveis pela sistematização da avaliação, os bons resultados apresentados por Sobral se devem em grande parte à continuidade e à focalização do currículo na alfabetização de crianças, à formação dos professores, à política de incentivos aos professores alfabetizadores, ao serviço de acompanhamento pedagógico oferecido pelo município. A rede municipal de educação de Sobral teve destaque nacional em 2010 por ter alcançado um IDEB - Indice de Desenvolvimento da Educação Básica, de 6,6 no 5º ano, o maior valor do estado do Ceará e bem acima da média brasileira. Em 2005 este resultado foi de 4,0. O IDEB é calculado pelo INEP/MEC.
Para o UNICEF os resultados devem ser levados em conta pelo município como uma demonstração de que a cidade está na direção correta, tendo apenas que reformular as estratégias na área de atendimento psicopedagógico, a fim de incluir e promover de maneira mais adequada a aprendizagem de crianças com necessidades educativas especiais, que na avaliação correspondem a aproximadamente 5% do total de crianças avaliadas.
Tabelas com resultados
Nas duas tabelas abaixo estão sintetizados os resultados que serão apresentados às famílias e escolas:
TABELA 1 – Resultados da alfabetização de crianças por nível/habilidade de leitura no terceiro ano do ensino fundamental de escolas municipais avaliadas pelo Programa Palavra de Criança (UNICEF, 2009).
Nível/Habilidade de Leitura % de crianças avaliadas no nível
Nível 1 - Está aprendendo a diferença entre letras e outros símbolos e descobrindo que cada parte da palavra tem um som e que este som pode ser escrito com letras 2,1 %
Nível 2 - Sabe ler palavras e diferenciar as letras de outros símbolos. Está aprendendo a identificar informações importantes para a compreensão do texto. 3,5 %
Nível 3 - Sabe ler identificando informações importantes para compreensão do texto. Está aprendendo a identificar o assunto, o tipo de texto e quem o escreveu. 7,4 %
Nível 4 - Sabe ler identificando o assunto, o tipo de texto e quem o escreveu. Está aprendendo a compreender e interpretar o texto. 21,2 %
Nível 5 - Sabe ler, compreender e interpretar o texto. 65,8 %
Nível / Habilidade de Escrita % de crianças avaliadas no nível
Nível 1 - Sabe usar desenhos e rabiscos para escrever. 1,7 %
Nível 2 - Sabe usar as letras para escrever algumas palavras, como o seu nome. 4,9 %
Nível 3 - Sabe que as letras formam palavras e as palavras formam frases. Está aprendendo a escrever suas idéias em pequenos textos. 10,5 %
Nível 4 - Sabe escrever uma pequena história usando corretamente as letras maiúsculas e minúsculas, sem repetir idéias. 2,2 %
Nível 5 - Sabe escrever uma história com começo, meio e fim utilizando corretamente letras maiúsculas e minúsculas, sinais de pontuação, margens e parágrafos. 80,7 %
SERVIÇO
Evento: Certificação do Programa Palavra de Criança
Data: 14 de dezembro, às 19:30h
Local: Escola de Comunicação, Ofícios e Artes - ECOA
Rua Adriano Dias, s/n - Margem Esquerda, Sobral Ceará
Informações: Rui Aguiar, Gestor de Programas do UNICEF – (85) 9928.0031
Ana Márcia Diógenes, Coordenadora do UNICEF para CE, PI e RN – (85).9928.0012
Jamille Fonteles, Coordenadora Técnicos da SEMEC – (88).9214.5623
Júlio César da Costa Alexandre, Secretário de Educação de Sobral
0 comentários:
Postar um comentário
Prezado Amigo, sua opinião é muito importante para o desenvolvimento deste veículo de informação. Deixe sua sua mensagem e contribua com o nosso trabalho.