terça-feira, 18 de janeiro de 2011

SOBRAL.Defesa Civil de Sobral tem plano de contingência


A limpeza so canal do parque Mucambinho entre as ações do pré-impacto


O Município já coloca em ação o seu plano de contingência de pré-impacto, visando evitar que pontos considerados críticos em época de chuva possam trazer algum dano para a comunidade. Mas caso essa ação não dê resultado por consequência de uma quadra invernosa intensa, o coordenador da Defesa Civil deste Município, Jorge Vasconcelos Trindade, garante que será a vez de ativar a segunda etapa do programa de prevenções, que é o de impacto. "A partir daí, equipes já treinadas entrarão em ação para atender às pessoas afetadas pelas chuvas, a exemplo do que aconteceu em 2009", explica Jorge Trindade.

Por situações vivenciadas em 2004 e 2009, quando as cheias do Rio Acaraú deixaram centenas de famílias desabrigadas e desalojadas, Sobral hoje é uma cidade que conseguiu identificar todos os locais considerados áreas de risco. Entre os bairros monitorados pela Defesa Civil está Cidade José Euclides, Dom Expedito, Padre Palhano, Pedrinhas, Sinhá Sabóia e Sumaré, além do Centro e dos distritos de Aprazível, Aracatiaçu, Bonfim, Caracará e Jordão.

"Estamos realizando reuniões com essas comunidades para saber se, em caso de alagamento, as famílias afetadas têm para onde ir ou se será necessário disponibilizar abrigos", destaca o coordenador da Defesa Civil, acrescentando que os trabalhos serão intensificados caso existam ocorrências de alagamento e enchentes.

De acordo com Jorge Trindade, a Prefeitura deverá iniciar por toda esta semana um mutirão de limpeza, em todos os canais que cortam a cidade, Rio Acaraú, Parque da Cidade e Lagoa da Fazenda. "O mutirão também atingirá os bueiros e terrenos baldios", destaca Jorge Trindade. O mutirão deverá mobilizar todas as secretarias.

Sobre equipamentos disponíveis, ele ressalta que foi feita a aquisição de 60 cestas básicas e 100 colchonetes, bem como a compra de filtros para água. Todo esse material deverá ficar estocado, na sede da Defesa Civil. "Apesar das previsões iniciais apontarem chuvas acima da média, esperamos ocorrências bem menores que em 2009, haja vista que naquele ano a gente vinha de uma quadra invernosa bastante intensa, ao contrário do ano passado".Fonte:http://wilsonreporter.blogspot.com/

0 comentários:

Postar um comentário

Prezado Amigo, sua opinião é muito importante para o desenvolvimento deste veículo de informação. Deixe sua sua mensagem e contribua com o nosso trabalho.