quarta-feira, 27 de março de 2013

Projeto “De Zumbi dos Palmares ao Dragão do Mar” debaterá políticas de igualdade racial


Em comemoração aos 129 anos da abolição da escravatura no Estado do Ceará, ocorrida a 25 de março de 1884, será realizado nos dias 1º, 02 e 03 de abril , das 13h às 17h e das 19h às 22h, no Centro de Convenções de Sobral, o Seminário “De Zumbi dos Palmares ao Dragão do Mar”, edição: Cosme Bento das Chagas “Negro Cosme”.

A iniciativa busca suscitar debate sobre políticas de igualdade racial; resgatar a memória do sobralense Dom Cosme Bento das Chagas; divulgar, no âmbito nacional, a façanha pioneira do povo cearense e, assim, estimular o turismo étnico, gerando emprego e renda em período de baixa estação e promover a Economia do Negro.

Segundo os organizadores do evento,  a pretensão do projeto é ratificar, contribuir, fazer cumprir e garantir o direito à educação e ao saber mais sobre a história e a cultura africanas e afro-brasileiras nas escolas básicas, em consonância com a Lei nº 10.639/2003.

O homenageado nessa edição, Cosme Bento das Chagas, Tutor e Imperador da Liberdade Bem-Te-Vi, título que adotou em 1840, nasceu em Sobral, entre os séculos XVIII e XIX, e é considerado como um dos maiores vultos negros da história do Brasil. Condenado por sublevar escravos na famosa Revolta da Balaiada, por sua fuga da prisão foi morto no dia 20 de setembro de 1842, por enforcamento em frente à Cadeia Pública de Itapecuru (Maranhão), hoje Casa da Cultura Prof. João Silveira.

O ciclo de debates acontece em parceria com a Coordenadoria Especial de Politicas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial do Governo Federal, Governo do Estado do Ceará, Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA e Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria da Cultura e do Turismo e ECOA.

0 comentários:

Postar um comentário

Prezado Amigo, sua opinião é muito importante para o desenvolvimento deste veículo de informação. Deixe sua sua mensagem e contribua com o nosso trabalho.