segunda-feira, 10 de setembro de 2012

10 de setembro, aniversário do Bispo Dom José em 130 anos de história


Dom José Tupinambá da Frota nasceu em Sobral em 10 de setembro de 1882, tendo falecido em 25 de setembro de 1959. Filho de Manoel Artur da Frota e Raimunda Artemísia Rodrigues Lima, nasceu em 10 de setembro de 1882, na Rua da Aurora, 231 (hoje, Rua Domingos Olímpio), atual residência dos familiares do Dr. Antonio Frutuoso da Frota Filho. Ingressou na Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma, recebendo o grau de Doutor em Filosofia, 1902 e em Teologia. Morou no Colégio Pio Brasileiro e em 1905 ordenou-se sacerdote. Retornou ao Brasil em 1906 tendo na cidade de São Paulo lecionado no Seminário Maior do Ipiranga. Em 1908 é nomeado vigário de Sobral, CE, e em 1916, criado o bispado da cidade é eleito o primeiro bispo, permanecendo no cargo por 43 anos tendo desempenhado profícuas realizações em Sobral. Em 1923 foi tranferido para diocese mineira de Uberaba, porém, conseguiu sua permanência em Sobral, o que ficou confirmada no ano seguinte. Estudioso da genealogia, foi sócio correspondente da Academia Cearense de Letras, do Instituto do Ceará e do Instituto Brasileiro de Genealogia, fundou:
§  o Seminário da Betânia - Diocesano
§  os Colégios Sobralense e Santana
§  o Abrigo Sagrado Coração de Jesus
§  o Patronato Imaculada Conceição
§  o Museu Diocesano


As imagens mostram a visita do então governador Raul Barbosa a Sobral, recepcionado por Dom José Tupinambá da Frota e pelo prefeito Antonio Frota; o casamento dos sobralenses Terezinha Mont'Alverne Adeodato, filha do então deputado João Adeodato, e Frederico Rodrigues de Andrade; um churrasco oferecido pelo Dr. Antonio Custódio de Azevedo em sua fazenda em Aprazível, além de imagens de alguns prédios e ruas da cidade.

0 comentários:

Postar um comentário

Prezado Amigo, sua opinião é muito importante para o desenvolvimento deste veículo de informação. Deixe sua sua mensagem e contribua com o nosso trabalho.