quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Sobral sediará o III Congresso Cearense de Agroecologia

Durante a X AGRINORTE, programada para acontecer no período de 07 a 09 de novembro, será realizado o III Congresso Cearense de Agroecologia. Responsável com os diversos parceiros pela organização do Congresso, a Prefeitura de Sobral, através da Secretaria da Agricultura e Pecuária, prevê um público de aproximadamente 2.500 participantes, sendo 400 agricultores, e os demais compostos de estudantes universitários, professores/pesquisadores, extensionistas, técnicos, e representantes da sociedade civil organizada.
Dentro do espaço acadêmico pretende-se contribuir para o desenvolvimento da agroecologia como ciência, com novos enfoques metodológicos para a construção desse conhecimento, sendo conduzidos a partir da interação entre as comunidades rurais e o universo científico-acadêmico.
O Congresso será organizado em quatro áreas temáticas e realizado através de palestras, conferências, painéis paralelos, seminários, oficinas, mini-cursos, feira, visitas de campo, entre outras atividades.
Na avaliação da Secretária da Agricultura e Pecuária, Luiza Barreto, a proposta agroecológica defende técnicas e formas de cultivo em harmonia com o meio ambiente. Com uma abordagem consciente na dinâmica da natureza, a agroecologia permite a recuperação da fertilidade dos solos sem o uso de fertilizantes minerais, assim como o cultivo sem o uso de agrotóxicos. Enfim, a agroecologia permite uma atividade economicamente viável mesmo que ecologicamente sustentável, conclui.

Por José Donato

0 comentários:

Postar um comentário

Prezado Amigo, sua opinião é muito importante para o desenvolvimento deste veículo de informação. Deixe sua sua mensagem e contribua com o nosso trabalho.