segunda-feira, 23 de julho de 2012

QUARTA (25) RAIMUNDO CELA em pauta em SOBRAL - História da Arte no Ceará‏

Encontros semanais em Sobral discutem a História da Arte no Ceará
 A intenção da ECOA é criar uma rede de difusão de pensamento e conhecimento e, dessa forma, ter um número cada vez maior de pessoas que podem dialogar sobre arte.
  
A história da arte no Ceará é discutida em Sobral. Desde o dia 18 de julho o Instituto ECOA realiza encontros sistemáticos, nos quais são apresentados panoramas de determinados assuntos, onde o público pode discutir e debater. Trata-se do “Curso de História da Arte no Ceará – Três Visões” que é realizado às quartas-feiras, a partir das 17 horas, na Casa da Cultura. A proposta dessas reuniões é levar os participantes a uma reflexão sobre a produção cultural desenvolvida no Ceará, atingindo qualquer pessoa interessada em debater sobre arte. O acesso é gratuito.
Inicialmente foram escolhidos três temas sobre artes visuais. No primeiro encontro foi abordada a Arte da Religiosidade. No dia 25 de julho, o tema será Arte Acadêmica, com foco na obra de Raimundo Cela. Para o dia 1º de agosto a pauta escolhida foi o Modernismo. “Não queremos estabelecer uma programação em longo prazo, porque a cada debate podemos encontrar assuntos mais palpitantes para discutir. Decidimos então marcar três temas e depois definiremos mais três e assim em diante”, explica o historiador e crítico de arte Roberto Galvão, presidente do Instituto ECOA, que desenvolve trabalhos pedagógicos.
Um dos motivos que levou o Instituto a lançar o curso foi a facilidade que se tem para adquirir informações sobre as artes que são desenvolvidas nos grandes centros, mas sobre a produção cearense é, de certo modo, difícil. “Temos produtores artistas de tanto nível como em qualquer lugar do mundo. O que a nossa sociedade tem é que aprender a reconhecê-los e valorizá-los. Temos que ver o que está fora e reconhecer o que está dentro”. 
Percebeu-se a necessidade de proporcionar conhecimento sobre esses segmentos da cultura para a comunidade, assim como para os monitores das exposições e os funcionários do ECOA. Os 40 monitores do Instituto já tiveram dois treinamentos para trabalhar na IMPRIMA SOBRAL - Mostra Internacional de Gravuras que acontece até 15 de agosto com coletivas e individuais, como a de Salvador Dalí. “Se acontece mais um ciclo de palestras, depois outro, uma massa crítica vai sendo criada e é isso que pretendemos. Teremos um número cada vez maior de pessoas que podem dialogar, falar, explicar sobre arte em Sobral”. A intenção é criar uma rede de difusão de pensamento e conhecimento.
PRÓXIMO ENCONTRO – 25 DE JULHO: ARTE ACADÊMICA 
Raimundo Cela (1890-1954), um dos mais importantes nomes cearenses das artes plásticas, entra em pauta no próximo encontro sobre a História da Arte no Ceará. Os participantes poderão conhecer melhor a obra deste artista nascido em Sobral. “Vamos refletir sobre um quadro deslumbrante que se chama Conversa de Jangadeiro. Vai ser uma oportunidade para quem quer entender seu processo criativo”, informa Roberto Galvão.
NO DIA 1º DE AGOSTO: MODERNISMO
O último tema dessa primeira etapa do curso será o Modernismo, que chegou ao Ceará no final dos anos 20. “Sobral tem muitas casas no estilo art décor. O Ceará inteiro tem. É um estilo que se derramou no design, nas joias, vestimentas, arquitetura, em vários segmentos das artes. De certo modo é vivo até o os dias de hoje”, comenta.
SERVIÇO
Curso de História da Arte no Ceará – Três Visões: Próximo tema “Arte Acadêmica”, dia 25 de julho, às 17h, na Casa da Cultura de Sobral (Av. Dom José, 881 - Centro). Informações: (88)3611-2712 / 3611 / 2956 e ecoasobral@gmail.com. Acesso gratuito.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
DÉGAGÉ
Jornalistas Resp: Eugênia Nogueira e Sônia Lage
85-3252.5401 / 9989.3913 (Eugenia)  / 9989.5876 (Sônia)
degage@degage.com.br / www.degage.com.br
t: @degage_imprensa  / f: degageassessoria

0 comentários:

Postar um comentário

Prezado Amigo, sua opinião é muito importante para o desenvolvimento deste veículo de informação. Deixe sua sua mensagem e contribua com o nosso trabalho.