quarta-feira, 25 de julho de 2012

Equipes do Projeto Sobral Novo Centro realizam importante trabalho de resgate da hitória e memória da cidade.

Juntamente com as obras do Projeto Sobral Novo Centro, que estão sendo feitas em diversos pontos do Centro Histórico de Sobral para tornar subterrânea toda a fiação elétrica, de Internet e telefonia, a Prefeitura de Sobral desenvolve um trabalho importante de pesquisa arqueológica nas áreas onde estão sendo feitas as escavações.




Pavimentação em pedra abaixo do nível atual da rua descoberta durante prospecção arqueológica
no Centro Histórico de Sobral .
Diariamente, uma equipe de arqueólogos acompanha o trabalho dos operários que fazem as escavações. Nesses locais já foram identificados diversos objetos e artefatos, entre fragmentos de louças, cerâmicas, utensílios domésticos, peças de roupas, moedas etc. O trabalho de prospecção arqueológica é supervisionado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).



Utencílio doméstico encontrado em
escavações no Centro Histórico de Sobral
Todos os achados, preservados graças ao aterramento dessas áreas ao longo dos anos, são identificados pelos pesquisadores e acondicionados em sacos plásticos etiquetados. “Em laboratório serão feitos os trabalhos de higienização, restauração e classificação de todo o material achado”, explica o antropólogo, Agnelo Queiros, que faz a supervisão arqueológica nos locais de escavação. “Estes achados irão contribuir para um melhor entendimento de como a cidade usou e ocupou os seus espaços em diferentes épocas”, acrescenta Agnelo.


As obras do Projeto Sobral Novo Centro tiveram início no dia 03 de fevereiro deste ano e devem ser concluídas em até 18 meses. As obras nas ruas Dr. Monte, Jornalista Deolino Barreto, Frederico Ozanan, Galdino Gondin e Praça da Várzea já foram concluídas. Atualmente os trabalhos se concentram nas ruas Padre Fialho, Conselheiro Rodrigues Júnior e Leandro Mendes.
Fonte: Assessoria de |Comunicação da Prefeitura de Sobral

0 comentários:

Postar um comentário

Prezado Amigo, sua opinião é muito importante para o desenvolvimento deste veículo de informação. Deixe sua sua mensagem e contribua com o nosso trabalho.