terça-feira, 26 de junho de 2012

Acaraú terá nova usina de geração fotovoltaica

Enquanto o mundo debatia na Rio + 20 o desenvolvimento sustentável e a vida no Planeta, o Ceará avançava em projetos de energia limpa e ganha, agora, uma nova usina de energia solar. Com investimentos da ordem de R$ 20 milhões, a italiana Solensy - líder no mercado europeu em energia renovável e a alemã, Inventux, fabricante de módulos fotovoltaicos de ultima geração, irão instalar uma usina solar com capacidade de geração de energia de quatro megawatts (MW), em área de cinco hectares, no município de Acaraú, a 425 km de Fortaleza, no litoral norte cearense.


Além de gerar energia solar limpa e sustentável, A Solensy Brasil irá fornecer placas solares, telhas foltovoltáicas e lâmpadas a Led para instalação em residências e condomínios, pequenas, médias e grandes empresas e indústrias, estádios de futebol, escolas e instituições públicas e privadas. Em entrevista exclusiva para o Diário do Nordeste, o sócio diretor da Solensy, no Brasil, Fabrízio Wilke, explica que os painéis solares da empresa utilizam a tecnologia "Tandem" (micro amorfo).

"São painéis com duas camadas de vidros temperados, que geram até 20% mais energia e não super aquecem como as demais, possibilitando a produção de energia, até mesmo na sombra", garante o empresário. Menores que os modelos disponíveis no mercado, os painéis apresentam design inovador e garantem a produção de energia por 25 anos, afirma Wilke.

O projeto da usina solar de Acaraú será dividido em três fases: Na primeira etapa serão instaladas placas para geração de 1MW de energia, já a partir de novembro de 2012; na segunda fase, prevista para junho de 2013, a usina dobrará a potência instalada com a instalação de mais um MW. E na terceira fase, prevista para junho de 2014, serão instalados mais dois MW, concluindo o projeto de quatro MW. Segundo Wilke, o projeto completo prevê a instalação de cerca 28 mil módulos fotovoltaicos.

De acordo com ele, "o Ceará é perfeito" para a instalação da nova usina, e aplicação da tecnologia, devido ao elevado índice de insolação no Estado, em quase todos os dias do ano. "Se a energia solar é sucesso na Europa, que não faz sol o ano todo, no Ceará, no Brasil, não temos dúvidas de que o será", avalia Wilke.

Segundo ele, antes mesmo de instalar a usina, já iniciou contatos com empresários cearenses de vários segmentos industriais e comerciais, para instalação das placas e telhas fotovoltaicas nas empresas. "A gente vem mostrando que o investimento no novo sistema pode ser recuperado, dependendo do perfil e do tamanho da empresa, em cerca de três anos", sinalizou.

Para dinamizar a instalação das placas fotovoltaicas em empresas, indústrias ou condomínios, a Solensy informa que irá ministrar cursos de capacitação para instaladores e de manutenção dos sistemas fotovoltaicos, criando novas oportunidades de trabalho para vários níveis de profissionais na área de energia renovável. Conforme disse Frabrízio Wilke, a partir da implantação da usina solar, serão capacitadas equipes para micro-usinas (Sistemas Residenciais), para usinas de médio porte (Empresas e Instituições Publicas); e grupos para Macro-Usinas (Parques Solares), no interior cearense.

Ele informou ainda, que para viabilizar o acesso à população e também às micro e pequenas empresas à nova tecnologia, o Banco do Nordeste (BNB) estaria criando uma linha de crédito específica, o Cresol (Credito Solar), apropriada à implementação da nova tecnologia e instalação de sistemas fotovoltaicos residenciais. Os financiamentos são da ordem de R$ 15 mil, para instalação de sistemas elétricos de até três quilowatts/hora (kW/h).

A perspectiva é de que a partir da utilização do novo sistema elétrico, as famílias economizarão nas despesas com energia elétrica, podendo utilizar, se não todo, mas grande parte do valor economizado na antiga conta de luz, para pagar o investimento, em pequenas parcelas, dentro do próprio orçamento doméstico.

"Com o dinheiro que o proprietário ou micro empresário economizar, ele poderá ir pagando o valor do financiamento", explica Wilke. Consultado, o BNB disse que linhas de crédito para financiamento de projetos de energia renováveis já estão disponíveis para micro, pequenas e médias empresas.

Fonte: Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário

Prezado Amigo, sua opinião é muito importante para o desenvolvimento deste veículo de informação. Deixe sua sua mensagem e contribua com o nosso trabalho.