quarta-feira, 30 de maio de 2012

Sobral realiza I Semana de Atenção Integral à Saúde do Homem

A Prefeitura de Sobral, através da Secretaria da Saúde e Ação Social, iniciou nesta segunda-feira (28), a I Semana Sobralense de Atenção Integral à Saúde do Homem. Durante a Semana, estarão sendo desenvolvidas várias ações e atividades para sensibilizar toda a população para a política de atenção integral a saúde do homem que será implantada no município de prevenção, promoção, tratamento e reabilitação dos agravos à saúde do homem, sobretudo nos serviços oferecidos na Rede SUS dentro da Política Nacional de Atenção Básica e do seu Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica.

A partir de vários estudos comparativos, entre homens e mulheres, que mostram dados que os homens são mais vulneráveis às doenças, sobretudo às enfermidades graves e crônicas, e que morrem mais precocemente que as mulheres (Nardi et all, 2007; Courtenay, 2007; IDB, 2006 Laurenti et all, 2005; Luck et all, 2000), foi instituída a nível Nacional e Estadual Políticas de Atenção Integral à Saúde do Homem.

Sobral, desde 2010 vem estudando e construindo protocolos que servirão para a construção de uma política municipal de Atenção Integral à Saúde do Homem que serão discutidos dia 31 de Maio, quinta-feira, no Fórum Municipal de Política de Atenção Integral à Saúde do Homem, no Centro de Convenções reunindo mais de 500 profissionais da Saúde.

Muitos agravos poderiam ser evitados caso os homens realizassem, com regularidade, as medidas de prevenção primária. A resistência masculina à atenção primária aumenta não somente a sobrecarga financeira da sociedade, mas também, e, sobretudo, o sofrimento físico e emocional do paciente e de sua família, na luta pela conservação da saúde e da qualidade de vida dessas pessoas.

Tratamentos crônicos ou de longa duração têm, em geral, menor adesão, visto que os esquemas terapêuticos exigem um grande empenho do paciente que, em algumas circunstâncias, necessita modificar seus hábitos de vida para cumprir seu tratamento. Tal afirmação também é válida para ações de promoção e prevenção à saúde que requer, na maioria das vezes, mudanças comportamentais.

A programação, foi organizada para oferecer ao público masculino informações e orientações que sensibilizem a população para a necessidade do homem de cuidados com a sua Saúde. No dia 31, de 8h as 12h, no Centro de Convenções, os homens terão acesso à serviços oferecidos aos homens, como manicure, corte de cabelo, empreendedorismo, degustação de produtos, consultas com urologistas e informações sobre a saúde do homem.

Durante a semana haverá ainda panfletagem, Blitz, caminhada e ações nos Centros de Saúde da Família dos bairros e distritos de Sobral.
Fonte:  José Donato

0 comentários:

Postar um comentário

Prezado Amigo, sua opinião é muito importante para o desenvolvimento deste veículo de informação. Deixe sua sua mensagem e contribua com o nosso trabalho.