quarta-feira, 30 de maio de 2012

Campanha contra a Aftosa será lançada em Sobral



O Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Mendes Ribeiro Filho e o Governador do Ceará Cid Gomes, estarão presentes no lançamento oficial da 1º etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa 2012. O lançamento será sexta-feira (1), no Parque de exposições João Passos Dias, em Sobral. O adiamento é devido ao processo de sorologia do Mapa.

O processo da sorologia inicia dia 18 de junho, mas ações relacionadas já começaram. Na primeira quinzena de maio, 241 propriedades foram sorteadas para passar pelo procedimento. Em cada fazenda, 20 animais entre 6 e 12 meses, serão avaliados. Caso não haja animais suficientes dessa faixa etária, a idade pode se estender até os 24 meses.

O procedimento se estenderá por 30 dias. O objetivo é testar o sangue dos animais para a febre aftosa. A sorologia acontece em todos os Estados do Nordeste, com exceção da Paraíba e do Rio Grande do Norte, e serve de controle da doença.

O resultado sairá em 90 dias. Durante esse período, os animais não podem ser vendidos ou transferidos para outra propriedade. Também não será possível vacinar esses animais contra a febre aftosa. O controle será feito através de um brinco padronizado pela Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) órgão responsável pela colheita e fiscalização no Ceará.

Assessoria de Imprensa da Adagri

0 comentários:

Postar um comentário

Prezado Amigo, sua opinião é muito importante para o desenvolvimento deste veículo de informação. Deixe sua sua mensagem e contribua com o nosso trabalho.