Acontece na UVA o VI Simpósio Brasileiro de Educação em Solos
“O solo na análise integrada da natureza e da sociedade”. Este é a temática central do VI Simpósio Brasileiro de Educação em Solos (SBES) que acontece até o dia 25 de maio, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral, zona Norte do Ceará, com a realização de minicursos, palestras, apresentações culturais, mesas redondas, grupos de trabalhos, oficinas e visitas guiadas. A abertura oficial ocorreu na noite de terça-feira, dia 22, no Auditório Central e no Núcleo de Disciplinas Complementares (NDC), no campus Betânia, com cerca de 700 participantes entre pesquisadores, professores e estudantes.
A mesa dos trabalhos foi coordenada pelo o pró-reitor de Extensão da UVA, José Falcão Sobrinho, presidente do VI SBES, que representou o reitor Antonio Colaço Martins. Na composição da mesa, também estiveram presentes a diretora do Centro de Ciências Humanas (CCH) e coordenadora do Simpósio, professora Cleire Lima da Costa Falcão; a pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Márcia Morais de Melo e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Israel Rocha Brandão.
A SBCS foi representada pelo presidente Gonçalo Signorelli de Farias; a coordenadora da Comissão de Educação em Solos e Percepção Pública do Solo, Cristine Carole Mugller e o presidente do Núcleo Regional Nordeste, Clistenes Willians Araújo do Nascimento. Outras autoridades prestigiaram a solenidade, como o prefeito de Sobral, José Clodoveu de Arruda Coelho Neto e o presidente do Instituto Nacional do Semiárido, Ignácio Hernan Salcedo.
O pró-reitor José Falcão Sobrinho destacou a importância da UVA ao sediar um evento nacional deste porte, realizado a cada dois anos pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS). “O objetivo do Simpósio é promover a discussão de temas concernentes ao ensino do solo por meio dos agentes de divulgação e de promoção do conhecimento, da aplicação de práticas educativas e inovadoras na condução de pesquisas sobre a educação em solos”, enfatizou o pró-reitor.
O presidente da SBCS, Gonçalo Signorelli de Farias, destacou a importância dos estudos que serão desenvolvidos durante o evento “que certamente servirão de subsídios para as políticas públicas direcionadas ao uso e preservação do meio ambiente”. A coordenadora do Simpósio, professora Cleire Lima da Costa Falcão, agradeceu o apoio de todos os parceiros e ressaltou a realização do SBES, pela primeira vez fora das regiões Sul e Sudeste. O prefeito Clodoveu Arruda enfatizou, por sua vez, a oportunidade de divulgação de pesquisas e ações relacionadas à educação sobre o uso e conservação dos solos a partir da realidade de Sobral, do Ceará e do Nordeste.
Conferência
Com o tema “Solo, Meio Ambiente e Saúde - saberes para a educação da sociedade”, a professora Raquel Maria Rigotto, da Universidade Federal do Ceará (UFC), proferiu a palestra de abertura do evento. Ela abordou questões relacionadas com o uso e conservação do solo, produção de alimentos, os efeitos dos agrotóxicos sobre a saúde humana, a relevância de uma ação harmônica com a terra, mudanças de hábitos e atitudes para uma adequada segurança alimentar.
Ela integra o Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina da UFC. È coordenadora do Núcleo Trabalho, Meio Ambiente e Saúde (TRAMAS) – grupo de pesquisa com forte atuação científica.
Serviço
O VI Simpósio Brasileiro de Educação em Solos (SBES), realização da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), tem na organização a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) através do Laboratório de Pedologia e Processos Erosivos em Estudos Geográficos (LAPPEGEO), do curso de Geografia, do Centro de Ciências Humanas, em parceria com a Pró-reitoria de Extensão.
A programação prossegue até sexta-feira, 25 de maio. Mais informações no site www.uvanet.br
0 comentários:
Postar um comentário
Prezado Amigo, sua opinião é muito importante para o desenvolvimento deste veículo de informação. Deixe sua sua mensagem e contribua com o nosso trabalho.