quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Unidos do Alto do Cristo campeã do carnaval 2012 de Sobral


Unidos do Alto do Cristo, foi eleita a campeã do carnaval de Sobral na tarde de ontem. Depois de um terceiro lugar no ano passado que trouxe para avenida o enredo “De Ícaro a Santos Dumont o homem se liberta e cria asas voando no seu imaginário”, a escola foi buscar um enredo mais regionalizado e fez uma homenagem ao grande comerciante radicado em Sobral José Ribeiro Dias, cantando a sua história de luta, amor e fé. José Ribeiro foi em vida um homem humilde e trabalhador que fez nome no comércio, na política, na região e nas causas nobres, tornando-o “O rei da castanha”.
Com uma comissão de frente, um casal de mestre sala e porta bandeira, nove alas e quatro carros alegóricos, a escola Unidos do Alto do Cristo colocou na Passarela Marinho Pereira mais de 300 componentes.
O começo da apuração foi marcado com a chamada dos representantes das sete escolas que desfilaram no carnaval de 2012: Unidos das Pedrinhas, Unidos da Vila União, Império dos Terrenos Novos, Mocidade Independente do Alto da Brasília, Unidos do Alto do Cristo, Estação Primeira do Sinhá Saboia e Acadêmicos do Dom Expedito.
Logo em seguida foi formada a mesa apuradora tendo com presidente o secretário da Cultura, Campelo Costa, que agradeceu o empenho dos organizadores de cada agremiação em levar para avenida a sua comunidade e imprensa pela ampla divulgação do carnaval de Sobral. “Espero que tudo que ocorra aqui seja reconhecido como uma vitória e não como uma derrota”, disse o secretário Campelo se referindo as notas atribuídas a cada quesito.
Logo em seguida veio a abertura dos envelopes com a primeira nota 10, no quesito bateria para a escola Acadêmicos do Dom Expedito, a campeã do carnaval de 2011. Mas a decepção veio logo em seguida, quando o jurado Tarcísio José Lima, que avaliou o samba enredo atribuiu a nota 5,5 para o GRES Acadêmicos do Dom Expedito, que decretava de forma antecipada a derrota da escola. O samba enredo letra e música do carnavalesco Gregório do Samba, fazia uma alusão ao forró, uma festa popular brasileira, de origem tipicamente nordestina. O enredo contava o forró “De Gonzagão à Mastruz com leite, a verdadeira história do forró”, onde lembrava que o forró se tornou um fenômeno popular em princípios da década de 1950. Essa exploração de sucesso
começou com o pernambucano Luiz Gonzaga.
As demais notas computadas para escolas Unidos do Alto do Cristo, Estação Primeira do Sinhá Saboia e Acadêmicos do Dom Expedito, deixava a disputa equilibrada, sendo que a situação ficou definida no quesito alegorias quando o julgador Chico Aragão, deu nota 10 para Unidos do Alto do Cristo, nove para Estação Primeira do Sinhá Saboia e oito para Dom Expedito. Saiu então o primeiro grito de “somos campeão”, vindo de dentro da sala de exibição Falb Rangel. O grito foi dado pelo carnavalesco e responsável pela escola do Alto do Cristo Raimundo Gonzaga.
Com a divulgação do resultado final a GRES Unidos do Alto do Cristo sagrou-se campeã com 74,5 pontos, seguido do GRES Estação Primeira do Sinhá Saboia com 71,5 e com meio ponto de diferença Acadêmicos do Dom Expedito. A solenidade de entrega de premiação acontece neste sábado a partir das 9h na Praça do Teatro São João com uma grande festa, organizada pelas escolas.
Por Wilson Gomes

0 comentários:

Postar um comentário

Prezado Amigo, sua opinião é muito importante para o desenvolvimento deste veículo de informação. Deixe sua sua mensagem e contribua com o nosso trabalho.