sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Novo tremor de terra na região noroeste do Ceará em 17/02/2012 com epicentro próximo a barroquinha.

Hoje, procurando um possível evento, não confirmado, que teria sido sentido em Taperuaba, conforme informaram ao Sub-tenente Marcos Costa, da Defesa Civil de Sobral, nos deparamos com um outro evento ocorrido a mais de 100 km de Sobral.
Esse sismo teve seus parâmetros preliminares determinados: magnitude 2.5; hora de origem 07:11 UTC (04:11 h. local); epicentro próximo a Barroquinha, conforme se pode ver no mapa abaixo.

Esse evento foi registrado pelas estações de Morrinhos (NBMO - RSISNE) e Sobral (SBBR - INCTET) que operam na região estão ligadas por internet ao LabSis/UFRN. Os registros nessas estações são mostrados na Figura 2.


A região noroeste do Ceará é a segunda região mais importante, em termos de sismicidade, no Nordeste do Brasil, sendo menos importante apenas que a denominada região sísmica da borda da Bacia Potiguar, que engloba o Rio Grande do Norte e o leste do estado do Ceará.
Colaboraram Eduardo Alexandre de Menezes (técnico) e Renato Dantas (bolsista).

Fonte: LabSis/UFRN; RSISNE; INCT-ET

0 comentários:

Postar um comentário

Prezado Amigo, sua opinião é muito importante para o desenvolvimento deste veículo de informação. Deixe sua sua mensagem e contribua com o nosso trabalho.