segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Lustosa da Costa reprisa fatos da história de Sobral


Um cronista sobralense. Assim se define o jornalista Lustosa da Costa, que prepara mais um livro sobre a cidade, além dos sete já publicados. De passagem na última semana por Sobral, onde fez o roteiro de sua infância, Lustosa revelou fatos novos de sua verve jornalística de mais de 50 anos. O jornalista é um contador de causos. Mas é sobre o relato da Sobral antiga que ele mais se debruça, quer em seus livros, quer em sua coluna neste jornal.

"Tenho 56 anos de profissão, e talvez até mais se contar os artigos que escrevi no Seminário. Continuo vibrando com o tesão de estreante", afirma. Segundo ele, seu primeiro ato ao acordar é ler sua coluna no Diário do Nordeste. "Eu leio minha coluna de madrugada, antes de vocês lerem. Curto. Tenho um prazer imenso de ser jornalista", afirma ele, que já integra a lista dos bons escritores cearenses.

A respeito do novo livro sobre Sobral, ele antecipa: "Eu tenho um livro para ser lançado. Quem está tomando de conta é Raimundo Neto. Mas ele andou por uma feira lá em Cabo Verde e está muito ocupado. Este livro também é sobre Sobral. Eu quero publicar, neste ano, no trigésimo aniversário do meu livro "Sobral do Meu Tempo", que será a segunda edição dele. Vai ser um livro de comemoração. É provável que seja feito através desses editais do Governo. Eu não sei mexer nisso, mas tem amigos meus que estão fazendo isso".

Lustosa da Costa destaca que, no novo livro, não haverá muitos fatos novos. "Tem algumas correções. Algumas coisas que saíram imperfeitas. Mas o que eu quero mostrar é que há 30 anos eu me inaugurei como cronista em Sobral. Primeiro cronista exclusivamente de Sobral".

Publicações
Lustosa da Costa já publicou 28 livros, dos quais sete são sobre o Município. Destaque para "Sobral de Meu Tempo", "Vida, Paixão e Morte de Etelvino Soares", "Foi na Seca de 1919", "Cidades das Cenas Fortes", "Clero, Nobreza e Povo de Sobral", "Sobral que Não Esqueço", além de "Contos de Sobral".

Mas é da sua coluna diária neste jornal que atualmente brilham os olhos de Lustosa da Costa. "Minha coluna do Diário é de um tudo. Não só de reminiscências de Sobral. Tem um amigo meu que diz que essa minha ligação com Sobral não é tão forte assim. É que eu tenho saudade é do menino, do rapaz que fui em Sobral. Daí eu estar rememorando todo tempo. Mas eu gosto muito daqui", relata.

Saudade
E a conversa sobre a cidade continua. "Estava dizendo para meus amigos como eu estava sentindo falta de Sobral. E só vim agora porque estava com muita saudade. A estrada ainda está muito longe para chegar aqui", ressalta o jornalista.

Ele foi a Sobral recentemente para o lançamento do jornal Sobral News. "Não poderia faltar, pois recebi o convite do Oscar Rodrigues Júnior, da Faculdade Inta, para comparecer ao lançamento desse jornal (Sobral News). Eles me prestaram uma homenagem na redação. E jornal sempre é uma coisa importante para a cidade".

Outra ação cultural que Lustosa da Costa tem em Sobral é a Biblioteca Municipal que leva seu nome. A Biblioteca Lustosa da Costa, localizada Rua Randal Pompeu, na Margem Esquerda do Rio Acaraú, é referência para a Zona Norte. "Eu tenho conseguido muitos livros de qualidade. Não é discurso de parlamentar e nem livro escolar fora de moda. Eu consegui com um desembargador cearense, o falecido Mesquitinha, irmão do Petrúcio Maia, três mil exemplares de livros de primeira linha, edições de luxo inclusive. De boa qualidade, não é só porque o papel é bom, não. É Shakespeare, Jorge Luís Borges e as obras completas de autores famosos".

Biblioteca
A Biblioteca Lustosa da Costa conta ainda obras doadas pelo ex-reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Paulo Elpídio de Menezes Neto. "Eu tenho usado o meu prestígio com as pessoas que me querem bem para explorá-los no sentido de dar uma boa condição para a Biblioteca. O acervo é valioso".

Porém, Lustosa da Costa faz um apelo para que a Biblioteca seja mais frequentada. "Um dos presentes que eu queria do prefeito de Sobral, Veveu Arruda, do seu sucessor - ou dele mesmo, se ele for reeleito - é que faça divulgação pela Rádio para o comparecimento à Biblioteca Lustosa da Costa, para que esta juventude não vá lá somente estudar para concurso. Vá também lá para ler, se instruir e para se enriquecer", indica.

0 comentários:

Postar um comentário

Prezado Amigo, sua opinião é muito importante para o desenvolvimento deste veículo de informação. Deixe sua sua mensagem e contribua com o nosso trabalho.