terça-feira, 25 de outubro de 2011

Sobral: palco de memórias: Um mergulho no passado"


O Teatro São João, um dos símbolos dos tempos áureos de Sobral
A história recente de Sobral serve de matéria-prima para o ensaio autobiográfico que Edmo Linhares lança hoje

O autor Edmo Linhares, funcionário aposentado do Banco do Nordeste, advogado e historiador lançará em Fortaleza a obra "Um mergulho no passado", reunião de memórias da meninice à maturidade que ele lança às 19h30, no Centro Cultural Oboé. A obra será comercializada a R$ 20 e toda a renda será doada para o Serviço de Obras Sociais, entidade beneficente sobralense.

Filho de um comerciante, Edmo perdeu a mãe cedo. "Meus irmãos foram todos distribuídos entre os parentes. O único que ficou com meu pai fui eu", relembra. Sem ter com quem ficar em casa, o menino acompanhava o pai no comércio. "Comecei a fazer um servicinho aqui, outro ali. Aos 12 anos, já ganhava o suficiente para pagar meus estudos. À noite, claro, porque de manhã estava fazendo os meus serviços", relembra.

O pai, conta Edmo Linhares, foi o grande exemplo de seriedade, de dedicação e esforço. "Não era um homem de muitas letras, mas me incentivava bastante", conta. A leitura foi um paixão que o acometeu cedo. E logo o dinheiro levantado com seu trabalho diurno patrocinou seu amor pelos livros. "Era louco para ler Machado de Assis, mas não tinha quem me emprestasse, nem encontrava na biblioteca. Lembro que, novinho, comprei uma coleção dele. Ainda a possuo, amarelada", conta.

MAIS INFORMAÇÕES:
Lançamento de "Um mergulho no passado" (Expressão Gráfica, 2011, 200 páginas, R$ 20), de Edmo Linhares
DN

0 comentários:

Postar um comentário

Prezado Amigo, sua opinião é muito importante para o desenvolvimento deste veículo de informação. Deixe sua sua mensagem e contribua com o nosso trabalho.