terça-feira, 6 de setembro de 2011

Simpósio Cearense de História Cultural


No dia 28 de agosto de 2010, não sem algum atraso, um grupo de associados da ANPUH-Ceará criou no nosso Estado o Grupo de Trabalho em História Cultural, que entre os seus objetivos apresenta(va): Articular-se ao GT de História Cultural da ANPUH Nacional; Promover o debate, eventos e discussão sobre esta área do conhecimento histórico no Estado do Ceará; Estimular o intercâmbio de pesquisadores, estudantes e interessados dos cursos de graduação e pós-graduação em História do Estado, em torno dos debates sobre as práticas culturais e sociais.

Eis então a razão principal deste nosso primeiro simpósio e o motivo de sua realização em Sobral. Contudo, alguns outros aspectos importantes merecem ser considerados neste momento, tais como: a relevância dos cursos de história no interior do Ceará, cada vez mais crescente, incorporando doutores e mestres oriundos de nossos cursos de pós-graduação; o trabalho de alguns dos nossos grupos de estudo e pesquisa que têm sistematicamente tratado destas questões e fomentado pesquisas as mais diversas nesta área, consolidando a produção e projetando para fora do Estado nossa realidade historiográfica; a necessidade de uma interlocução qualificada e alegre, sobretudo alegre, festiva, em torno deste campo, e que deve se tornar uma marca das nossas intervenções.

Além disso, já era chegada a hora de romper a linha de pretenso isolamento entre este campo e outros, como a história social, por exemplo, tão próxima, tão rica, tão presente em história cultural, quanto tomada por ela, para falar apenas de uma. De fato, urge de nós desmontarmos esquemas envelhecidos de pseudo-disputas e caminharmos para novas possibilidades…

A alegria das celebrações, o reencontro com os amigos, com aqueles que acreditam e produzem em sintonia conosco: eis o diferencial proposto por este evento. Que seja assim então: um encontro festivo no qual tão importante quanto debater, estudar, refletir, consolidar as abordagens, as perspectivas teóricas; seja conviver, viver junto, respirar o mesmo ar, tramar, urdir, tecer o novo…

Estão todos convidados!!!

Francisco José Gomes Damasceno
DÍCTIS/UECE-CNPq

0 comentários:

Postar um comentário

Prezado Amigo, sua opinião é muito importante para o desenvolvimento deste veículo de informação. Deixe sua sua mensagem e contribua com o nosso trabalho.