sábado, 17 de setembro de 2011

Museu Dom José está recebendo ações de restauro


Museu Dom José está recebendo ações de restauro em suas peças sacras mais degradadas. Há três meses o restaurador Emanuel Marques Macedo de Albuquerque, de Fortaleza, trabalha nas imagens de São Miguel Arcanjo, do século 18 (madeira dourada e policromada) e do Coração de Jesus, do século 19 (policromada).
De acordo com o restaurador, que aprendeu o ofício com os portugueses e franceses que vieram ao Ceará para restaurar o Theatro José de Alencar, em 1990, o trabalho de restauração reduz o processo de deterioração de uma peça antiga, dobrando o seu tempo de vida.
De acordo com Giovana Saboya, diretora do Museu, já houve outros restauros em várias peças, dentre as quais a imagem de Nossa Senhora do Leite, utilizada na campanha de amamentação da Prefeitura. No ano de 1996 foram feitas mais restaurações para a reabertura do Museu.
A diretora Giovana Saboya informa que o Museu está implantando o programa de restauração, com recursos da Prefeitura de Sobral e o apoio de padrinhos das peças. “A nossa intenção é convidar mais empresas e pessoas interessadas para o apadrinhamento”, disse a diretora, acrescentando que já existe um projeto no Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), do Governo do Estado, para esse fim.
No mês de maio deste ano, o prefeito Veveu visitou a Instituição, juntamente com o presidente nacional do IPHAN, Luis Fernando Almeida, quando juntos definiram apoio para a climatização do Museu.
O Museu recebe, mensalmente, cerca de 1000 visitantes por mês. Desse total, 90% são estudantes.
Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional PMS

1 comentários:

Anônimo disse...

mensalmente por mes?

18 de setembro de 2011 às 06:48

Postar um comentário

Prezado Amigo, sua opinião é muito importante para o desenvolvimento deste veículo de informação. Deixe sua sua mensagem e contribua com o nosso trabalho.