Faculdades INTA formam alunos do Curso de Serviço Social com faixa de curso errado
Veja na imagem as alunas com faixa lilás
Faculdades INTA formam alunos do Curso de Serviço Social com faixa de curso errado
A comunidade acadêmica de Sobral foi surpreendida com um fato interessante ocorrido na última semana na região. O Instituto Superior de Teologia Aplicada( Faculdades INTA), segundo informações publicadas no Jornal Formar e no site da Instituição formou 50 profissionais do Curso de Serviço Social. Com base no parecer do extinto CFE - Conselho Federal de Educação (atual Conselho Nacional de Educação) nº 3.316/76 e com base no Inciso VI do Artigo 53, da Lei 9.394/96, Art. 53, no exercício de sua autonomia, são asseguradas às universidades, sem prejuízo de outras, as seguintes atribuições: VI - conferir graus, diplomas e outros títulos, tudo normal mesmo por que a instituição é reconhecida pelo MEC. O fato surpreendente é que os 50 novos profissionais receberam seus diplomas usando baças com faixa de curso errada. Conforme a terminologia adotada pelo Censo Educacional do MEC, parecer da CNPQ e Capes a cor da faixa dos cursos da área da saúde são verde, da mesma forma o curso de serviço social.
A outorga de grau é de inteira responsabilidade da instituição e esta por sua vez deve orientar seus concludentes através de um parecer ou decreto institucional. Pelo que nos parece faltou comunicação entre alunos e instituição. Nada que uma boa assessoria de comunicação ou cerimonial universitário empreendidos pelo Conselho Nacional de Cerimonial e Protocolo poderiam ter solucionado. Segundo informações de algumas concludentes, o Curso estaria em transição de cor de faixa, mas tal informação é desconhecida pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS ) e pelo Conselho Regional de Serviço Social(CRESS). Já o CNPQ respondeu via email que tal cor faixa somente poderá ser utilizada depois de publicado no Diário Oficial da União, o que não é o caso, pois não há nenhum registro protocolado junto ao MEC/CNPQ por parte do conselho. E tal assunto é de inteira responsabilidade do MEC e não dos conselhos federais ou regionais. Algumas pessoas até acreditam que o Protocolo de Formatura tenha confundido Cientista Social com Assistente Social, mas enquanto isso não seja pautados por guia resposta acreditamos que o setor de comunicação poderia ter orientado melhor os alunos, pois isto é dever deles, se é que os responsáveis pelo setor tem conhecimento de cerimonial e protocolo.
0 comentários:
Postar um comentário
Prezado Amigo, sua opinião é muito importante para o desenvolvimento deste veículo de informação. Deixe sua sua mensagem e contribua com o nosso trabalho.