DNOCS, possível mudança de nomes...isso vem de fortaleza (mínusculo), pois a fortaleza com letra maíscula já era...

A história é feita por homens e mulheres, mesclada por heroísmo e covardia, traição e fidelidade, princípios e imediatismos, patriotismo e venalidade. Nada é perfeito onde a humanidade se faz presente. Daí porque os fatos são perpetuados, registrados. Há quem diga que a história é escrita pelos vencedores, ou seja, a versão - simulacro da verdade – é gravada em pedra e bronze – para que o tempo não apague ou destrua. É a ânsia de transformar o transitório em definitivo. O ser humano tem transformado ídolos em objeto de veneração, tábuas em códigos, amuletos em senhores do bem e do mal...
Não vamos longe, fiquemos aqui. Quem quiser encontrar o dedo das “mudanças” se debruce sobre a nossa história e vai encontrar municípios batizados diferentemente ao longo de administrações, datas alteradas à mercê dos senhores do momento... Aqui em Fortaleza, por exemplo, há ruas com duas e até três placas com nomes diferentes: cada gestão, novo sacramento... Tenta-se, com isto, apagar o que é indestrutível e que está gravado na memória coletiva, nos registros de cartórios, nas atas de câmaras, nos diplomas expedidos.
Neste momento duas tentativas de mudanças de nomes estão em andamento. Trata-se do Dnocs e da Praça 31 de março. O Dnocs está sacramentado no nosso cotidiano, no Ceará, no Nordeste. Já foi inspetoria, mas há tempo é departamento. E de “obras contra as secas”. Já tive oportunidade de dizer publicamente – “eu também sou filha do Dnocs”, considerando ter sido meu pai apontador, em plena seca, quando da construção de açude. Sem essa sombra, de que teria sobrevivido minha família?
Mas eis que um senhor, logo mais, quem sabe, não mais ministro, assim se referiu em relação ao Dnocs “já está em idade de mudar de nome”. Um dia, quem sabe, o senhor Fernando Bezerra acordará com outro nome: foi, era...
Agora chegou a vez da prefeita Luizianne Lins anunciar que a 31 de março será Praça do Futuro. Um dia o fortalezense perguntará: “Quem foi mesmo que mudou a 31 de março em Praça do Futuro?”

0 comentários:
Postar um comentário
Prezado Amigo, sua opinião é muito importante para o desenvolvimento deste veículo de informação. Deixe sua sua mensagem e contribua com o nosso trabalho.