sexta-feira, 1 de abril de 2011

Açude Castanhão tem comportas fechadas hoje


As chuvas abaixo da média nas regiões Centro Sul e Vale do Jaguaribe condicionaram o fechamento ainda hoje das comportas da barragem do Castanhão. A decisão foi tomada após reunião de técnicos da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). O fechamento ocorre depois de 14 dias de liberação de 100 metros cúbicos de água por segundo em duas de suas comportas. Ainda assim, metade dessa vazão será liberada por válvulas dispersoras.

Técnicos da Cogerh e do Dnocs estiveram reunidos na última quarta-feira, em Fortaleza, para avaliar o volume de água recebido pelo Açude Castanhão por meio das chuvas que alimentam mananciais, dentre os quais o Rio Salgado. Diante da redução de chuvas na segunda metade do mês de março, com menor volume de água entrando no Castanhão, os técnicos decidiram reduzir a liberação de água "porque a nossa intenção é manter o açude próximo da cota 101 metros acima do nível do mar", afirma o engenheiro Ulisses de Sousa, coordenador do Complexo Castanhão.

0 comentários:

Postar um comentário

Prezado Amigo, sua opinião é muito importante para o desenvolvimento deste veículo de informação. Deixe sua sua mensagem e contribua com o nosso trabalho.