quinta-feira, 10 de março de 2011

Projeto do Curso de Educação Física da UVA aproxima o esporte de pessoas com necessidades especiais


Natação, atletismo e halterofilismo são algumas das modalidades esportivas que mais atraem um grupo especial de praticantes: os para-atletas, portadores de deficiência física ou intelectual, que têm no esporte um meio de inclusão social e estímulo para superar os limites do corpo.

O paradesporto vem ganhado espaço e se tornado popular nos últimos tempos no Brasil e no mundo. Nos jogos Paraolímpicos de Pequim, em 2008, os para-atletas brasileiros conquistaram 16 medalhas de ouro, 14 de prata e 17 de bronze, ficando em nono lugar no quadro geral, com 47 medalhas.

O Projeto Esporte Adaptado, criado por estudantes e professores do Curso de Educação Física da UVA, segue essa filosofia, ajudando pessoas com deficiência a iniciarem a prática esportiva. Os estudantes e professores, além da importante contribuição social, ajudam a fortalecer outra importante função da Universidade: estender suas atividades à comunidade em que está inserida, por meio de ações de extensão universitária.

O Projeto surgiu no grupo de estudo de mesmo nome, formado por 22 alunos da disciplina Educação Física para Portadores de Deficiência, orientada pelo professor Cleyton Gomes de Paula. “Nós buscamos, através do esporte, fazer com que haja maior participação e interação das pessoas com deficiência na prática desportiva, aumentando a inclusão, a socialização. Além disso, nós trabalhamos voltados, também, para reabilitação e para terapia das sequelas adquiridas com as deficiências”, explica o professor Cleyton, lembrando que, “o maior objetivo, realmente, é a participação, é fazer com que as pessoas com deficiência possam estar inseridas socialmente em um grupo, que elas possam ser percebidas, independente das suas deficiências”.

Participantes do Projeto Esporte Adaptado vêm se destacando em competições esportivas no Estado. Na sétima edição dos Jogos Paraolímpicos do Ceará, realizada em novembro de 2010, em Fortaleza, uma equipe formada por 6 para-atletas da UVA conquistou 11 medalhas nas modalidades Natação e Atletismo.

Os nossos para-atletas também marcaram presença no II Meeting de Natação Paraolímpica, realizado em dezembro de 2010, e na XIX Corrida de Rua da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), em dezembro de 2010.

Medalhistas

O estudante João Batista Cunha, de 53 anos, foi um dos medalhistas no II Meeting de Natação e nos Jogos Paraolímpicos do Ceará, sendo primeiro colocado nas modalidades de arremesso de peso e natação. “Foram momentos de grande valor, até porque eu nunca tinha participado de uma competição. É muito bom ter essa experiência na vida da gente, como atleta e como acadêmico”, afirma João Batista.

Marcos Rodrigo Ribeiro também conquistou o primeiro e segundo lugares em provas de natação do II Meeting de Natação e nos Jogos Paraolímpicos do Ceará. “Através do esporte nós conseguimos ter autoestima e melhor qualidade de vida. Não importa se vamos vencer ou perder, o importante é participar e praticar o esporte”, diz Marcos, que tem baixo grau de visão.


Para participar

As atividades esportivas do Projeto Esporte Adaptado, abertas à comunidade, acontecem de segunda a sábado, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), no campus do Derby.

Os interessados podem inscrever-se na Academia de Ginástica de Sobral (AGIS), também no campus do Derby, das 7h30min às 9h. É necessário apresentar documento de identidade, comprovante de residência e declaração atestando a deficiência
Fonte: www.uvanet.br

0 comentários:

Postar um comentário

Prezado Amigo, sua opinião é muito importante para o desenvolvimento deste veículo de informação. Deixe sua sua mensagem e contribua com o nosso trabalho.