terça-feira, 15 de março de 2011

Jubileu de Ouro do Curso de História da UVA



Em comemoração ao Jubileu de Ouro do Curso de História da Universidade Estadual Vale do Acarau (UVA), aconteceu no último dia (14), no Teatro São João, a palestra “História: a arte de inventar o passado”, proferida pelo Presidente da Associação Nacional de História (ANPUH), professor Durval Muniz de Albuquerque Júnior, autor de nove obras técnicas da área de história, e uma extensa produção acadêmica. O palestrante Durzal Muniz, abriu as comemorações dos 50 anos de Criação do Curso de História da UVA.
A palestra, reuniu alunos, professores, ex-alunos e profissionais de história da UVA e das Faculdades INTA. Também estiveram presentes ao evento o Prof. Altemar da Costa Muniz ( Presidente Estadual da ANPUH), Prof. Thiago Alves Nunes Rodrigues Tavares (Coordenador do Curso de História e 1º Tesoureiro da ANPUH CE).
Em 16 de setembro de 1960, o Ministério da Educação e Cultura, pelo Parecer nº 440/60, autorizou o funcionamento dos cursos de Letras Neolatinas, História e Didática da Faculdade de Filosofia Dom José, sendo a Diocese a entidade mantenedora. A Faculdade foi instalada em Sessão Solene no dia 19 de março de 1961, oferecendo as licenciaturas em Letras Neolatinas e História. Em 23 de outubro de 1968, por iniciativa do Cônego Francisco Sadoc de Araújo (historiador), o Prefeito Municipal de Sobral Jerônimo Medeiros Prado, pela da Lei n° 214, criou a Fundação Universidade Vale do Acaraú – UVA, integrada pela Faculdade de Educação. E reconhecida pelo Conselho de Educação do Ceará em 1994. O Curso de História obteve autorização para funcionamento por meio do Parecer nº 572/60, do Conselho Nacional de Educação, e pelo Decreto nº. 49.878, de 11 de janeiro de 1961. Seu reconhecimento como Curso de Licenciatura Plena se deu através do Parecer n° 324/71, do Conselho Federal de Educação, e pelo Decreto nº 68.855, de 02 de julho de 1971.
Segundo o coordenador e professor do Curso de História, prof. Agenor Soares e Silva Junior, as comemorações dos 50 anos do Curso de História da UVA continuação no decorrer do ano. Cada mês acontecerá palestras, seminários, lançamentos de livro e a Semana de História. Serão eventos que nos lembrarão a trajetória do Curso, nestes 50 anos de História. Ao completar seus 50 anos em 11 de janeiro, o Curso fortalece as bases historiográficas da Zona Norte, com mais de 250 monografias, que discorrem sobre os mais amplos assuntos da região Norte do Estado. “O que a data nos alegra e nos desperta a pensarmos sobre o esse tempo e os que virão; o que temos a melhorar na formação dos professores assim como trabalharmos em prol de uma produção historiográfica que evidencie ainda mais a importância do Curso no semiárido cearense, conclui o Coordenador Dr. Agenor Soares e Silva Junior. Para a Pró-reitora de Cultura da UVA, professora e historiadora Giovana Saboya Mont’Alverne, este é um momento importante para toda a comunidade acadêmica, pois no Curso de história está todo o alicerce da historiografia regional, pois é da UVA que saíram os historiadores responsáveis por contar a nossa história. É deste Jubileu de Ouro que se faz a história local e regional.

0 comentários:

Postar um comentário

Prezado Amigo, sua opinião é muito importante para o desenvolvimento deste veículo de informação. Deixe sua sua mensagem e contribua com o nosso trabalho.