SOBRAL. UVA e FUNCAP firmam acordo de cooperação

O acordo de cooperação técnica e acadêmica, firmado entre Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), foi assinado pelo presidente da FUNCAP, Tarcísio Haroldo Cavalcante Pequeno, e o reitor da UVA, Antonio Colaço Martins, no dia 18 de novembro de 2010 e foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) no dia 17 de dezembro de 2010. O acordo tem como objetivo o fortalecimento e a ampliação da pesquisa científica, na graduação e pós-graduação, dentro do Programa de Apoio à Pesquisa (PAP), criado pela Universidade, em 2009.
O acordo de cooperação terá vigência de 60 meses, contados a partir da data de publicação no DOE, com repasses anuais de 100 mil reais para o PAP/ UVA, o que significará a duplicação dos recursos atuais de 120 mil reais, provenientes do Instituto de Apoio ao Desenvolvimento da UVA (IADE/UVA).
De acordo com o Pró-reitor Adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação da UVA, professor Euclides Parente, desde a criação do PAP/UVA, 16 projetos nas áreas de Ciências Agrárias e Biológicas, Ciências Exatas e Tecnológicas, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas já foram contemplados, cada um, com 5 mil reais utilizados na compra de equipamentos. No dia 2 de maio deve ser divulgado novo Edital do PAP/UVA, que estará disponível na página da UVA na Internet (www.uvanet.br).
Sobre o PAP
Em Assembléia Geral do Instituto de Apoio ao Desenvolvimento da UVA (IADE), realizada no dia 15 de maio de 2009, foram criados o Fundo de Apoio à Qualificação de Docentes (FAQD) e o Programa de Apoio à Pesquisa (FAP). Os Fundos foram aprovados, por unanimidade, pelo Conselho Diretor da Fundação Universidade Estadual Vale do Acaraú, no dia 18 de maio de 2009.
Com o objetivo de apoiar a qualificação dos docentes da UVA em cursos de mestrado ou doutorado, realizados no Estado, o FAQD incentivará, prioritariamente, professores vinculados ao quadro efetivo da Universidade, com regime de trabalho de 40 horas e Dedicação Exclusiva. Terão, ainda, prioridade no apoio à qualificação, docentes dos cursos de graduação que apresentarem menor percentual de mestres e doutores, no período de lançamento do Edital.
Para o Programa de Apoio à Pesquisa (PAP), professores da Universidade poderão apresentar propostas nas áreas de Ciências Matemáticas e Naturais, Engenharias e Computação, Ciências Biológicas, Ciências Médicas e da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguagem e Artes. O Fundo de Apoio à Pesquisa tem por objetivo apoiar as atividades de pesquisa nas áreas científica, tecnológica e de inovação, que contribuam para o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural do semiárido cearense.

0 comentários:
Postar um comentário
Prezado Amigo, sua opinião é muito importante para o desenvolvimento deste veículo de informação. Deixe sua sua mensagem e contribua com o nosso trabalho.