domingo, 12 de dezembro de 2010

Filmes cearenses premiados em festivais são destaque em Mostra Itinerante de Cinema


Uma seleção de filmes cearenses, todos premiados em festivais de cinema brasileiros e internacionais, vão ser apresentados em 15 municípios do interior do Ceará, deixando as férias ainda mais animadas.

Cerca de 3 mil pessoas devem acompanhar a Mostra de Cinema Itinerante, que acontece entre os dias 12 e 29 de Dezembro, às 19h, em praças e quadras das cidades.

As exibições fazem parte da Mostra Itinerante de Cinema, uma promoção da Associação Cultural Cine Ceará, patrocinada pelo Fundo Nacional da Cultura (MinC), com apoio da Universidade Federal do Ceará através da Casa Amarela Eusélio Oliveira.

Os municípios escolhidos se concentram no Maciço de Baturité (Mulungu, Aratuba, Guaramiranga, Pacoti, Baturité, Aracoiaba, Redenção, Barreira, Acarape e Guaiúba) e em cidades da região metropolitana, como Pacatuba, Itaitinga, Chorozinho, Horizonte e Pacajus. O objetivo da Mostra é contribuir com as agendas culturais locais, divulgando a produção audiovisual cearense em cidades que não possuem salas de cinema.

Para o cineasta Wolney Oliveira, organizador da Mostra, o impacto social de eventos assim é imensurável. Melhora a auto estima das pessoas, movimenta o comércio local, estimula a socialização e a apreciação desse tipo de arte. “É difícil imaginar que atualmente apenas três cidades cearenses ofereçam salas de cinema para a população”, afirma.

Cronograma de Exibições

Dia 12. Aratuba – Praça Adolfo Lima – Centro / próximo ao Corêto Municipal
Dia 13. Mulungu – Praça Central de Mulungu
Dia 14. Guaramiranga – Praça do Teatro Raquel de Queiroz
Dia 15. Pacoti – Praça Central Caludemiro Lopes Bezerra
Dia 16. Baturité – Quadra Gen. Mário Ramos (Complexo da Praça Matriz)
Dia 17. Aracoiaba – Praça 16 de Agosto (Ig. Matriz) – Ao lado da antiga Telemar
Dia 18. Redenção – Praça de Matriz (Centro) – Em frente ao ginásio poliesportivo
Dia 19. Barreira – Praça. São Pedro (ao lado da Matriz)
Dia 20. Acarape – Praça Central (Rua José Guilherme Costa)
Dia 21. Guaiúba – Centro Educacional de Arte e Cultura Portal da Serra – Cearc
Dia 22. Pacatuba – Praça do Bairro Pracinha (R. João Pereira Cavalcante)
Dia 23. Chorozinho – Praça da Igreja Matriz (Av. Raimundo Simplício de Carvalho)
Dia 27. Pacajus – Praça da Rodoviária (Bairro Baguê)
Dia 28. Horizonte- Praça Ana Diamantina (Bairro Zumbi)
Dia 29. Itaitinga – Praça da Matriz (em frente à Casa Amarela de Itaitinga)

Filmes que serão exibidos:

“Filipe” ( Dir. Margarita Hernández, Documentário, 14min ), “Nação de Gente” (Dir. Margarita Hernández e Tibico Brasil, Documentário, 17min ), “Águas de Romanza” (Dir. Patrícia Baía e Glaucia Soares, Ficção, 15min), “Retrato Pintado” (Dir. Joe Pimentel, Ficção, 13min), “Vida Maria” (Dir. Márcio Ramos, Animação, 8min), “O Som do Tempo” (Dir. Petrus Cariry, Documentário, 10min).

Informações da assessoria do evento

0 comentários:

Postar um comentário

Prezado Amigo, sua opinião é muito importante para o desenvolvimento deste veículo de informação. Deixe sua sua mensagem e contribua com o nosso trabalho.