segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Capacite-se: O Curso Técnico em Destaque


Em Sobral você encontra Cursos Técnicos no IEDUCARE.
“Lembro como se fosse hoje. Minha avó dizendo: “precisa ir para a capital para estudar e conseguir um emprego. Aqui no interior não vai conseguir subir de vida nunca’”, diz Mauro Andrade, de 59 anos, hoje agricultor no município de Barbalha. Nascido em uma família com poucos recursos, sempre trabalhou nas plantações de outras pessoas, junto com o pai. “Não tínhamos muito dinheiro, então precisava trabalhar na terra dos outros”, lembra Mauro.

Essa realidade foi (e vem mudando aos poucos) igual para muitos que nascem e vivem no interior do Ceará. A falta de oportunidade para estudar e a necessidade de se arranjar um emprego sempre estiveram presentes no cotidiano das famílias do interior. “Aqui ou você se tornava plantador, comerciante, ou trabalhava nos serviços públicos da cidade. Não tinha muita opção”, diz Amélia, que vive em Missão Velha.

Mas nos últimos dez anos, esse cenário vem mudando gradativamente. As indústrias começaram a mudar esse cenário de desemprego. De acordo com a pesquisa do Mapa do Emprego no Ceará, do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho, em 1999 eram 5.008 indústrias no estado. Em 2009, subiu para quase 8.500, gerando mais de 230 mil postos de trabalho.

Regiões do estado foram desenvolvidas e hoje, além da Região Metropolitana de Fortaleza, funcionam os pólos industriais do Cariri e de Sobral. Mas só ter os postos de trabalho não é sinônimo de ter empregos para os moradores. Para conseguir entrar nesse mercado é preciso dedicação do futuro trabalhador e buscar qualificação para se tornar um candidato competitivo.

Para qualificar o homem do campo, unidades formadoras migraram ou instalaram sedes em centros industriais, e em cidades consideradas de destaque em uma determinada região.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Nacional é um exemplo dessa migração. Funcionando desde 1970 em Juazeiro do Norte, o Senai atende a região do Cariri, formada por 33 municípios, e é atuante nas áreas da cultura local, como metalmecânica, informática, confecção industrial, calçados, eletroeletrônica, saúde e segurança, entre outras áreas.

Outro centro de formação que também atende no interior do estado é o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), que trabalha com cursos de educação continuada, técnicos, superiores, e cursos de pós graduação. “O Ceará tem como gerar muito emprego e muita renda”, diz Geórgia Aguiar, diretora do Instituto Centec. “Você não precisa estar empregado para alguém. Se a pessoa tem no interior um pouco de terra, ou um açude perto, só precisa ter a capacitação correta para desenvolver dali o seu sustento. O que fazemos é adaptar os nossos cursos à necessidade e à cultura do local. Fazemos todo o trabalho, desde preparar uma pessoa para ser bombeira hidráulica, passando por cursos técnicos como de soldadores e agricultores. Além disso, temos os cursos técnicos superiores”, relata Geórgia.

Em muitos dos casos, segundo a representante da instituição formadora, os cursos podem ir até os alunos “Se uma pessoa que mora em uma comunidade identificar que um curso de artesanato local vai ajudar as famílias de lá, e ela vier até o instituto com o número mínimo de pessoas para fechar essa turma, a gente vai até essa comunidade e dá aula de repente na sala de uma dessas famílias”.

E as parcerias com os setores público e privado tem dado certo. “Temos conseguido o apoio das prefeituras sim. De muitas empresas também. Elas perceberam que é preciso capacitar as pessoas nos locais onde elas moram. O que vemos, quando elas terminam o curso, é que os alunos não ganham apenas a chance de entrar no mercado de trabalho. Eles tem suas vidas transformadas”, diz Geórgia.
Mais Informações: Diário do Nordeste. http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Finclusaoprofissional.diariodonordeste.com.br%2Fv3%2F&h=ZAQHScYKTAQEUVQR1UajLoEztZHCwFAjxTEXA8t43iJSA0Q

0 comentários:

Postar um comentário

Prezado Amigo, sua opinião é muito importante para o desenvolvimento deste veículo de informação. Deixe sua sua mensagem e contribua com o nosso trabalho.