terça-feira, 22 de março de 2011

GUARDIÃO DA ARQUEOLOGIA CEARENSE VISITOU PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO NA CIDADE DE MASSAPÊ – CEARÁ



Nesta data do dia 19 de março dedicada ao padroeiro do Estado do Ceará São José estiveram averiguando mais uma vez as relíquias Pré-história localizada no município de Massapé-Ceará na Região Noroeste cearense os senhores: Prof. Francisco Cesar Rodrigues; Prof. José Conrado Aragão Neto; Aureliano Lero; Cinematográfico Ronaldo Roger Ribeiro de Siqueira. Estes sobre a orientação do Pesquisador da Pré-história Célio Cavalcante, sócio do Centro Brasileiro de Arqueologia-CBA e correspondente da Sociedade Paraibana de Arqueologia-SPA, acompanharam o guia turístico José Feliz do Nascimento 73 anos que nos conduziu até o Sítio Arqueológico de pinturas rupestre daquele município. O objetivo da missão foi verificar se não estava havendo depredação deste patrimônio da União sobre a tutela do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. No local se verificou um fenômeno de degradação e decomposição das rochas ou as modificações sofridas pelo solo devido a variações de temperatura e, principalmente à ação da água e do vento, que vem tirando as belezas destas pinturas exóticas. O local emblemático do homem primitivo ainda não sofreu ação humana que acelera esse processo de degradação. Os já mencionados aproveitaram para registrar durante a visita aquele patrimônio Nacional fotografando sem o uso de flash além de um vídeo que mostra aquele o ambiente Arqueológico que deve ser averiguado pelos membros do Centro Brasileiro de Arqueologia-CBA - Sociedade Paraíbana de Arqueologia -SPA e Centro Sobralense de Pesquisa Ufológica-CSPU, para uma analise científica das pinturas rupestre. Esperamos das autoridades constituída de nossa República para aceleram o processo de tombamento destas relíquias pré-históricas que merece ser resguardadas na forma da lei.
Por Célio Cavalcante Pesquisador de nossa pré-história conhecido no mundo cientifico como Guardião da Arqueologia Cearense.

0 comentários:

Postar um comentário

Prezado Amigo, sua opinião é muito importante para o desenvolvimento deste veículo de informação. Deixe sua sua mensagem e contribua com o nosso trabalho.