quarta-feira, 23 de março de 2011

Faculdades INTA, abrem inscrições para o II Encontro de Bioética


Em busca da construção de um planeta sustentável, profissionais de diversos campos de estudos estarão reunidos no II Encontro de Bioética das Faculdades INTA, para debater o tema “Sim à Vida”, nos dias 30 e 31 de março de 2011, nas Faculdades INTA. Entre os palestrantes deste ano, o destaque da programação é o Prof. Dr. Manfredo de Oliveira (Filosofia – UFC. Fortaleza-CE), que ministrará palestra sobre o tema “Bioética e Meio Ambiente”, às 9h, no Auditório das Faculdades INTA.


O professor Manfredo de Oliveira é Doutor em Filosofia pela Universität München Ludwig Maximilian (UMLM – Alemanha), tem Mestrado em Teologia. Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, PUG, Itália. Atua nas áreas Ética, Lógica e História da Filosofia. Publicou livros como “Dialética hoje. Lógica, metafísica e historicidade”, “Desafios éticos da globalização”, “Ética e sociabilidade”.

Entre outros temas abordados durante o Encontro da Bioética estão as Relações Interdisciplinares, Bioética e Veterinária, Bioética e Biopoder, Bioética e Utopias Médicas a partir das Reflexões de Ernst Bloch. Inscrições já abertas na Pró-diretoria Pedagógica. (88) 3614.3232 (Ramal 216). Valor R$ 10,00.

Palestrantes

Dia 30 de março de 2011

9h - Dr. Manfredo de Oliveira (Filosofia – UFC. Fortaleza-CE)

Tema: Bioética e Meio Ambiente

15h - Prof. Me. Patrick Walsh Netto (Faculdades INTA)

Tema; Bioética e Biopoder

Dia 31 de março de 2011

9h - Profa. Dra. Erika Helena Salles (Faculdades INTA)

Tema: Bioética e Veterinária

15h - Prof. Me. Felipe Franklin (Faculdades INTA)

Tema: Bioética e Utopias Médicas a partir das Reflexões de Ernst Bloch

Participações:

Profa. Eva Arndt (Mestre em Filosofia e professora das Faculdades INTA)

Prof. José Cândido (Mestre em Educação e Coordenador do Curso de Teologia das Faculdades INTA)

Prof. Licurgo Nakasu (Doutor em Geociências e Meio Ambiente e professor das Faculdades INTA)

Prof. Marcos Aurélio (Doutorando em Saúde Coletiva e Coordenador do Curso de Nutrição das Faculdades INTA)

Profa. Marisa Pascarelli Agrello (Mestre em Educação e Pró-Diretora Pedagógica das Faculdades INTA)

Saiba o que é Bioética:

A Bioética é o estudo transdisciplinar entre Biologia, Medicina, Filosofia (Ética) e Direito (Biodireito) que investiga as condições necessárias para uma administração responsável da Vida Humana, animal e responsabilidade ambiental. Considera, portanto, questões onde não existe consenso moral como a fertilização in vitro, o aborto, a clonagem, a eutanásia, os transgênicos e as pesquisas com células tronco, bem como a responsabilidade moral de cientistas em suas pesquisas e suas aplicações.

0 comentários:

Postar um comentário

Prezado Amigo, sua opinião é muito importante para o desenvolvimento deste veículo de informação. Deixe sua sua mensagem e contribua com o nosso trabalho.