quarta-feira, 30 de março de 2011

Concurso Literário da SECULT premia estudante de Letras da UVA


Daniel Coutinho, em visita à Reitoria da UVA, recebe congratulações do Reitor Antonio Colaço

O estudante do Curso de Letras, Daniel Coutinho Moreira Felix, é um dos vencedores do Prêmio Literário para Autores Cearenses 2010 da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT). O romance O Senhor Irineu, de autoria do estudante, foi vencedor na categoria romance inédito e conquistou o Prêmio Jáder de Carvalho. Publicado pela Secretaria de Cultura como parte da premiação, o livro será lançado na UVA, no dia 4 de maio, no Auditório Central, no campus da Betânia, a partir das 19h. O autor e a obra serão apresentados pelo professor do Curso de Letras da UVA e membro da Academia Sobralense de Estudos e Letras, Dimas Carvalho.

A história, um romance de ficção, envolve diversos temas, segundo o autor. “É uma história que conta duas histórias ao mesmo tempo, e elas têm um vínculo, que é o Senhor Irineu. A primeira se passa na década de 1940 e a segunda, na década de 1990, e são contadas de forma intercalada”, explica Daniel.

Apaixonado por literatura, especialmente pelo gênero narrativo, ele se diz surpreso com a premiação de sua primeira obra, escrita aos 15 anos de idade. “Vi o concurso como um grande desafio, algo muito grande diante de mim. Sinceramente, não esperava ser um dos contemplados, não porque eu não tivesse capacidade, mas porque julgava que a obra não tinha a ‘maturidade’ suficiente para ganhar um concurso em nível estadual. Aprendi que é preciso acreditar naquilo que você escreve e não desistir diante de um desafio. Sinto-me muito feliz e surpreso”, declara.

Em visita à Reitoria da UVA, no dia 23 de março, Daniel Coutinho foi recebido pelo reitor Antonio Colaço Martins, que o parabenizou pela premiação e recebeu do autor um exemplar autografado do livro.

O concurso literário da SECULT tem como objetivos estimular a produção e valorizar os autores e editores radicados no Estado do Ceará, promover a circulação do livro, preservar o patrimônio literário e incrementar a produção editorial estadual. Além de escritores, puderam participar do concurso, editores, quadrinhistas, pesquisadores, ilustradores, cordelistas, artistas e autores de projetos gráficos em Literatura e Cultura.

Os candidatos foram avaliados nos quesitos qualidade literária e estética, originalidade e criatividade, pertinência cultural da obra, entre outros critérios, e concorreram em 14 categorias, incluindo romance, poesia, conto, crônica e álbum em quadrinhos inéditos.

Daniel Coutinho já foi destaque também em outros concursos literários. Com o poema Direitos Sexuais são Direitos Humanos, ele foi o vencedor da II Edição do Concurso de Poesia e Expressão Gráfica, promovido em 2006 pelo Fórum Cearense de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Em 2009, participou do I Prêmio Universitário José Alcides Pinto, promovido pelo Centro Acadêmico do Curso de Letras da UVA, ficando em 4º lugar na categoria Conto (Um dia apenas), 4º lugar na categoria Crônica (À espera do amor) e 1º lugar na categoria Poesia (O poeta que se calou).
Fonte: Uvanet

0 comentários:

Postar um comentário

Prezado Amigo, sua opinião é muito importante para o desenvolvimento deste veículo de informação. Deixe sua sua mensagem e contribua com o nosso trabalho.